sexta-feira, 30 de março de 2012

Petit Trianon


O Petit Trianon, refúgio de Maria Antonieta, foi um presente de seu marido, após o nascimento de sua 1a. filha, Maria Teresa. Ela não se sentia tão a vontade no Palácio de Versailles junto aos protocolos e às fofocas da corte.
Na propriedade que Luís XVI lhe ofereceu em 1774, ela encontrava a paz, a liberdade e a intimidade que lhe faltavam no castelo.

Por ordem da rainha ninguém era autorizado a visitar o Petit Trianon sem sua permissão, nem mesmo o rei!

É um palácio pequeno, se comparado com o Castelo Principal ou com o Grand Trianon.

Vamos conhecê-lo por dentro?

Você viu como é linda a maçaneta da porta?


Essa sala fica no 1o. andar e apresenta painéis de madeira esculpidos! J'adore!!

Esses painéis de madeira rendilhados são conhecidos como "boiseries". Fico sem ar cada vez que olho para essa foto!!!!!


Essa é uma das cadeiras originais da época. As peças do mobiliário contavam com treliças entalhadas e pintadas, cestaria, formas florais e rústicas.


Maria Antonieta era famosa por suas habilidades musicais, abaixo foto do teatro da rainha

O teatro foi construido com madeira e papel machê.

Não existe cozinha no Petit Trianon, apenas um "Rechauffeur", espaço para esquentar os alimentos que vinham prontos do castelo. Naquela época as cozinhas eram muito barulhentas e perturbariam a rainha e seus convidados.



Nos fundos do Petit Trianon há um jardim, com lago artificial e um pavilhão de festas, chamado de Pavilhão Francês, onde a rainha costumava receber seus convidados em dias de bom tempo.

O Jardim Inglês ao redor do Trianon, abriga o "Belvedere" ou "Salão de Música", é um pequeno pavilhão com forma octogonal, coroado por uma cúpula escondida por uma balaustrada. As quatro portas se abrem e dão acesso a quatro escadarias guardadas por esfinges. Os ornamentos dos topos das portas tem motivos de caça e jardinagem, já os ornamentos dos topos das janelas representam as quatro estações. O chão é em mármore, decorado com arabescos pintados.

Por fora

Por dentro. Aqui aconteciam saraus.

Esse jardim inglês, também abrigava uma gruta e o "Templo do Amor", com suas doze colunas de sustentação e a estátua de um cupido ao centro.

 Ao lado do Petit Trianon, foi construído o Hameau, uma aldeia com diversas casas estilo normando. A casa da rainha, leitaria, queijaria e outros do gênero, hortas, videiras, pequenos jardins e animais. Ali, Maria antonieta e seus filhos entravam em contato com a natureza e levavam uma vida mais simples, como se fossem camponeses, bem diferente da vida nobre dentro dos castelos.

Eu preciso dizer, que amei fazer esse post!! É tudo tão lindo!!
 
Demais fotos internet. Se souber da autoria de alguma foto, nos informe para os devidos créditos.



2 comentários:

  1. Nossa nunca vi tantas informações em um só blog. Que legal. Ficava toda confusa com jardim inglês, francês, cada blog fala uma coisa. Vou a Paris e quero visitar tb o Petit Trianon e Versalhes. Adorei o blog e claro o trabalho de vcs é lindo!!
    Bjks
    Bruna Martins

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna, ficamos muito felizes com teus elogios! É sempre tão gratificante sermos reconhecidos... para fazer esse post pesquisei durante 4 dias e para publicá-lo demorei horas, até ficar com o jeitinho do nosso atelier. Então, valeu a pena. Muito obrigada pelo teu comentátio. Volta sempre, tá? Bjs

    Débora
    La Provence Atelier

    ResponderExcluir