segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O vestido ideal para cada tipo de corpo


Bom senso é essencial para escolher o vestido de noiva.
O tipo físico também conta pontos. A idéia é ressaltar seus atributos e disfarçar defeitinhos. Para não errar, confira algumas dicas:

Até mesmo os especialistas em etiqueta concordam que o certo e o errado são bastante relativos quando o quesito é "noivas". Fato é que o bom senso deve imperar. "Noiva elegante é aquela que não parece estar fantasiada de noiva", avalia o maquiador Duda Molinos.

Quer saber o decote ou o véu ideal para as noivas baixinhas, magras demais ou com seios grandes? Confira a seguir...
BAIXINHAS E GORDINHAS


. Linha A: “O corte evasê favorece qualquer tipo de mulher e é obrigatório para as baixinhas e gordinhas”, diz Rosi.

. Drapeado diagonal: “Quando feito com tecido delicado na cintura, favorece as mais cheinhas”.

. Branco “alongado”: “Se a noiva for pequena, o ideal é fugir do tomara-que-caia. O branco continuando no colo, como na frente única ou na cava americana, é fundamental para alongar a silhueta”.

. Véu longo: “Ou longo ou nada. Véu curto não pode porque dá volume na linha dos ombros. E gordinha não quer dar ênfase no braço cheio, né?”

. Buquê discreto: “Tem que ter critério, mas quanto mais singelo, melhor. Um buquê volumoso vai cortar a silhueta na altura da cintura. O ideal mesmo é uma flor. Menos é mais!”


SEIOS GRANDES
. Decote ideal: “Nunca, jamais, o vestido deve ter corte abaixo do busto, porque esse tipo de corte define o tamanho do busto. Os melhores são os decotes arredondados ou em V”.

. Linha A: “Vale a mesma regra das gordinhas, já que linha A alonga a silhueta”.


GRÁVIDAS
                                            
. Corte abaixo do seio: “Ao contrário de quem tem muito seio, as grávidas devem usar vestidos cujo corte fica logo abaixo do busto, para valorizá-lo. Renda e pedrarias nessa área são boas opções”.


. Tecidos leves: “Tecidos fluidos, que caiam, são os ideiais, porque a roupa tem que ser solta abaixo do seio, a noiva provavelmente já vai ter pedido a cintura”.

. Véu proibido: “Véu com barriga não fica bonito. Nesse caso, só está liberado para as grávidas magras em início de gestação, que ainda não têm barriga”.

ALTAS E MAGRAS


. Corte na cintura: “A alta pode – e deve. Às vezes o noivo é baixinho e o corte na cintura achata a silhueta”.

. Véu baixo: “O ideal para quem é muito magra e alta é um véu volumoso que saia da nuca, abaixo do coque. Véu alto está proibido porque alonga ainda mais.
Algumas dicas são essenciais na escolha do vestido. A primeira delas, é sempre o bom senso.
A escolha deve sempre recair sobre modelos que valorizem o seu corpo e que tenham corte ou detalhes que possam "camuflar" informações físicas que você quer ocultar ou disfarçar.


Ficar ligada nas tendências das passarelas, de tecidos, estilos e dicas preciosas para ajudar a criar o look do grande dia. Estilistas renomados dão sua colaboração nas escolhas acertadas.


O casal pode até ser a estrela do casamento, mas a principal atração é o vestido da noiva. No momento da cerimônia, todos os olhares estarão sobre ele. E, por isso mesmo, ele deve ser pensado com tanto cuidado. O tecido, a cor, a modelagem, os acessórios e a personalidade da mulher que irá subir ao altar: tudo isso deve pesar na escolha. Listamos aqui algumas dicas que podem auxiliar você a dizer o "sim!" definitivo ao modelito.
Estilo glamourosa:
O corte e os detalhes farão toda a diferença na hora de adequar o vestido ao seu perfil.

Vale prestar atenção nas três principais variantes:
Clássica - decote princesa e aplicação de bordados são dois hits desses modelos elegantes.

Romântica - babados, laços, rendas e o decote gola alta conferem um look ultrafeminino.
                                      
Moderna - seu estilo contemporâneo pede cortes retos. Ainda é possível conquistar a modernidade por meio do exagero, com vestidos volumosos, assimétricos, composés de bordados e cores diferenciadas.

Valorizando suas formas - seu tipo físico também conta pontos. A idéia é ressaltar seus atributos e disfarçar defeitinhos. Para não errar, confira algumas dicas:

Corte evasê e império - ideal para as mais baixas, ele alonga a silhueta, além de disfarçar o volume da barriga e quadris.

SHAPE SEREIA - justíssimo, é indicado para noivas em forma, já que delineia o corpo.

LÂNGUIDO - também irá marcar as formas, por ter tecidos fluidos e com caimento.

RODADO - o estilo princesa precisa ter a cintura bem marcada para contrastar com o volume da saia e não engordar.
MANGA - bufantes, longas ou curtas; aposte nelas, caso tenha os braços mais gordinhos. O tomara-que-caia vai evidenciá-los. Outra opção é um delicado bolerinho com acabamento suave para "esconder" eventuais gordurinhas ou defeitinhos.
LISTRAS - podem ser aplicadas ou criadas com efeito de diferentes texturas do tecido, mas lembre-se: na horizontal engordam, na vertical alongam.
CAUDA - em cerimônias ao ar livre, evita-se a calda, mas se o desejo da noiva é tê-las, pode-se investir em uma peça removível.

CHAPÉU- são indicados exclusivamente para o dia, principalmente em festas ao ar livre. Lembre-se que a função natural do acessório é proteger do sol, da chuva ou do vento, mesmo que para algumas pessoas ele represente um elemento de elegância apenas.
VÉU E GRINALDA - pode ser usado em qualquer situação. Para o dia, não tão longa, mas, para a noite, pode abusar do comprimento.

VESTIDO PRINCESA - o estilo "bolo" é sempre um risco, pois o volume deste tipo de vestido é bastante exagerado. É ideal para as mais altas e magras.
VESTIDO CURTO - o comprimento do vestido está relacionado ao gosto pessoal. "Os curtos são pouco usuais à noite, mas não significa que é proibido. Vai depender do perfil da noiva e do espaço que escolheu para casar", esclarece Walquíria Caversan
Fonte: Editora Abril, Casamento

Decotes:
Tomara-que-caia: Atualmente é o preferido das noivas. É o decote sem alças (Strapless), e por isso muito usado nos casamentos de verão. Seu corte é reto e deixa os ombros à mostra valorizando o colo. Deve ser usado com um sutiã bem estruturado, por mulheres de seios médios e costas largas. Já as noivas de seios pequenos e costas estreitas devem evitá-lo.



Decote V: Afina o corpo, emagrece e alonga o pescoço. Bom para as gordinhas e baixinhas que precisam alongar a silhueta. Deve ser descartado por noivas de seios muito grandes ou muito pequenos.


Decote V profundo: Dirige o olhar no sentido vertical, alonga o pescoço e diminui o tamanho dos ombros. Deve ser usado por noivas magras de seios firmes e separados. Não deve ser usado por aquelas que possuem seios grandes.


Decote V nas costas: Perigoso porque não pode ser usado em todos os estilos de casamento, proibido para casamentos tradicionais. Chama a atenção para as costas e por isso disfarça bumbuns pequenos. Atentar para a lingerie certa e nada de marcas de sol, senão fica vulgar. Só as mais ousadas arriscam e jamais deve ser usado por noivas com o bumbum fora de forma.

Decote em U: Pode ter alças finas, grossas, mangas e até drapeado na frente, deixando a noiva mais sensual. Um toque a mais para este decote seria deixar as costas descobertas. É o decote que pode ser usado por todas as noivas.


Quadrado: Pode ter alças à altura dos ombros ou mangas, fazendo uma linha reta por cima do colo. Disfarça seios muito volumosos ou fora de forma, reduz os ombros, garante um visual discreto. As noivas muito magras não devem usá-lo para não sobrar tecidos nas laterais.
Assimétrico: É indicado para as noivas mais moderninhas porque brinca om as formas assimétricas e dá um toque original ao vestido. Devem apostar nesse modelo quem quiser um estilo diferente, mas que NÃO tenham ombros largos.
Bateau (Sabrina): Também conhecido como o decote Canoa porque segue a linha da clavícula, de ombro para ombro, ampliando o tamanho dos ombros. Por isso disfarça quadris largos, valoriza o pescoço e a nuca, equilibrando a silhueta. Podendo ser usado pelas noivas magras com seios pequenos e deve ser evitado por quem tem seios grandes.


Frente Única: Possuem alças que passam por trás do pescoço prendendo o vestido. Disfarça os seios fora de forma, como também valoriza quem tem seios bonitos, pois a atenção é voltada para o centro. Também quem tem e deseja mostrar as costas bonitas. As noivas mais altas podem abusar deste tipo de decote, ao contrário das que tem ombros estreitos.


Meia Taça: Também conhecido como coração, pois lembra a parte de cima de um coração, podendo ser no estilo de um tomara-que-caia com alças. As que podem usar são as noivas de seios redondos e bem colocados e as noivas de seios pequenos e flácidos não devem usar este decote.

Jóia: É o decote Careca, redondo igual o de camisetas. Fica ajustado ao colo, por isso é ideal para as magras com seios pequenos. Já as noivas de seios pronunciados não devem usar.

Com fenda: Detalhe que valoriza o busto e acentua os ombros. Indicado para noivas de seios grandes e desaconselhado para as de seios pequenos e ombros estreitos.

Ombro a Ombro: Segue a linha da clavícula, deixando o colo e os ombros à mostra com mangas que cobrem uma parte dos braços. Boa opção para a maioria das mulheres, exceto as de ombros largos ou braços grossos.


Retrato: Emoldura os ombros deixando a base do pescoço descoberta. Com efeito transpassado no tecido que vai de um ombro ao outro, é ideal para ombros bem colocados e clavícula reta, mas NÃO é indicado paras as noivas muito magras.


Cigano: Para as mulheres de seios pequenos, este decote traz volume no franzido do tecido, valorizando também ombros e costas. Indicado para visuais mais casuais e casamentos informais, portanto, não é aconselhável para os casórios tradicionais e para noivas com muito busto.


Cisne: Sem decote, é uma gola ajustada ao pescoço. Comum em vestidos com mangas compridas e rendadas, mas também pode ser visto em vestidos com mangas curtas ou até mesmo sem mangas. Fica perfeito em noivas com pescoço estreito e comprido e deve ser evitado por aquelas de pescoço curto e redondo porque pode parecer que está sufocando.



Boas e felizes escolhas!

Fonte:  Celebrare Incomum Assessoria de Eventos & Cerimonial
http://www.normamarques.blogspot.com/
Esse é o blog da cerimonialista Norma Marques, recheado de lindas sugestões! Vale a pena fazer uma visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário